Há um equívoco entre os professores no que se refere ao uso das TICs em sala de aula. A maioria dos educadores acredita que o computador é o único meio que pode fazer a escola inserir-se no mundo midiático. Por essa razão, há uma crescente onda de se trabalhar com internet, blogs, etc.
A Internet, na maioria das vezes, serve mais para o lazer e para o lúdico do que para se chegar a conclusões de pesquisas e raciocínios científicos.
De acordo com Beth Almeida (2008), o fundamental na utilização das TICs na escola é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, desenvolver a criatividade, a co-autoria e o senso crítico.
O uso das TICs deve ser planejado de forma interdisciplinar. Todos os professores da turma nas respectivas disciplinas devem, em conjunto, planejar de que forma seria o uso das Tecnologias, porque o aluno precisa ser preparado para o trabalho na sociedade.
Segundo Beth Almeida(2008), o conhecimento não se produz só na escola, mas também na vida – numa empresa, num museu, num parque de diversões, no meio familiar. Tais espaços poderão se integrar com as práticas escolares e provocarão uma revisão no conceito de escola e de currículo.
Assim será a educação no futuro: escola e sociedade – a sociedade será o laboratório de estágios dos alunos e a extensão da escola.