Em entrevista à
Rede Vida, em maio 2004, sobre as Novas Tecnologias de Comunicação e Informação
na educação, o professor Ladislau Dowbor apresentou inúmeras e interessantes
argumentações a respeito do papel da escola e do professor no contexto atual.
Para Dowbor, a
densidade em conhecimento de todas as nossas atividades está aumentando. Hoje,
há muito mais necessidade de conhecimento em todas as áreas do que na época da
industrialização, e a presença das novas tecnologias é imprescindível para a
renovação e para a necessidade de vencer os inúmeros desafios que surgem a cada
dia.
Segundo o
professor Dowbor , a maioria dos professores não têm acesso ou domínio sobre as
NTCI. De acordo com suas argumentações, isso não se resolve apenas mudando o
currículo da escola e sim repensando a escola e a educação num sentido mais
amplo. Para que isso aconteça, tem-se que construir uma escola menos
“lecionadora” e mais organizadora de conhecimento.
Não obstante a
isso, o professor perdeu a credibilidade de outrora – o que é agravante. Também
perdeu o encanto pelo ensino. Seus brios estão ofuscados por interesses
desencontrados da classe dominante que trafega na contramão da realidade
educacional do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário