quinta-feira, 28 de junho de 2012

A ESCOLA FRENTE ÀS NTCI – DESAFIOS DE TODO DIA


Em entrevista à Rede Vida, em maio 2004, sobre as Novas Tecnologias de Comunicação e Informação na educação, o professor Ladislau Dowbor apresentou inúmeras e interessantes argumentações a respeito do papel da escola e do professor no contexto atual.
       Para Dowbor, a densidade em conhecimento de todas as nossas atividades está aumentando. Hoje, há muito mais necessidade de conhecimento em todas as áreas do que na época da industrialização, e a presença das novas tecnologias é imprescindível para a renovação e para a necessidade de vencer os inúmeros desafios que surgem a cada dia.
      Segundo o professor Dowbor , a maioria dos professores não têm acesso ou domínio sobre as NTCI. De acordo com suas argumentações, isso não se resolve apenas mudando o currículo da escola e sim repensando a escola e a educação num sentido mais amplo. Para que isso aconteça, tem-se que construir uma escola menos “lecionadora” e mais organizadora de conhecimento.
     Não obstante a isso, o professor perdeu a credibilidade de outrora – o que é agravante. Também perdeu o encanto pelo ensino. Seus brios estão ofuscados por interesses desencontrados da classe dominante que trafega na contramão da realidade educacional do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário