Em entrevista à
Rede Vida, em maio 2004, sobre as Novas Tecnologias de Comunicação e Informação
na educação, o professor Ladislau Dowbor apresentou inúmeras e interessantes
argumentações a respeito do papel da escola e do professor no contexto atual.
Para Dowbor, a densidade em conhecimento de todas as nossas atividades está
aumentando. Hoje, há muito mais necessidade de conhecimento em todas as áreas
do que na época da industrialização, e a presença das novas tecnologias é
imprescindível para a renovação e para a necessidade de vencer os inúmeros
desafios que surgem a cada dia.
Segundo o professor Dowbor , a maioria dos professores não têm acesso ou
domínio sobre as NTCI. De acordo com suas argumentações, isso não se resolve
apenas mudando o currículo da escola e sim repensando a escola e a educação num
sentido mais amplo. Para que isso aconteça, tem-se que construir uma escola
menos “lecionadora” e mais organizadora de conhecimento.
Não obstante a isso, o professor perdeu a credibilidade de outrora – o que é
agravante. Também perdeu o encanto pelo ensino. Seus brios estão ofuscados por
interesses desencontrados da classe dominante que trafega na contramão da
realidade educacional do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário