quinta-feira, 28 de junho de 2012

O novo e o velho: Convivência Pacífica


Quando se fala em Tecnologia, logo vem à mente computador e Internet. Mas há muitas outras tecnologias que podem ser utilizadas. Muitas nem estão no topo das preferências, mas, se trabalhadas com planejamento, podem ser úteis. Citando algumas:
O bom e velho jornal – se bem planejado, os alunos se divertirão com as sessões e os cadernos que criarão.
          O rádio na escola – eis aí uma antiga ferramenta, mas quando utilizada faz o maior sucesso. Tudo dependerá do foco do professor no planejamento e na sua execução. O rádio ainda desperta fantasia e fascínio, é só planejar junto com o aluno e veremos os seus olhos dele brilharem de vontade de fazer rádio.
        E a velha câmera filmadora? Por que não promover algumas produções de documentário, de curtas, recriação de textos literários como se fossem filmes ou novelas?
       Claro que a Internet é fascinante. Citei outras tecnologias só para surpreender o aluno com o que eles consideram velho e ultrapassado, mas nada é velho e ultrapassado se utilizado com sabedoria.
          Penso que essas tecnologias podem ser, ainda hoje, novidades na sala de aula, visto que a Internet monopoliza atenções e desejos e acaba sendo um lugar comum.
     O desafio, portanto, está em fazer o aluno se envolver prazerosamente com aquilo que ele pensa não fazer parte de seu mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário